Páginas

29/05/2011

Reflexão sobre a amizade e os amigos/as

Às vezes penso que tenho muitos amigos... mas na verdade não e em momentos em que não estou no meu melhor é que penso com claresa.
Acho que dos poucos medos que tenho um dos que me amedronta mais é ir morrer sozinho sem amigos sem ter alguem com quem falar e ser consumido pelo meu proprio ser.





"Se, depois de eu sair [da prisão], um amigo meu desse uma festa e não me convidasse, eu não me importaria nada. Sou perfeitamente capaz de ser feliz sozinho. Tendo liberdade, livros, flores, e a lua, quem poderia não ser feliz? Além disso, já não estou muito para festas. Já avancei demasiado para me preocupar com elas. Esse lado da vida acabou para mim, e atrevo-me a dizer que ainda bem. Mas depois de eu sair, um amigo meu tivesse uma dor, e se recusasse a permitir-me partilhá-la com ele, senti-lo-ia com muita amargura. Se ele me fechasse na cara as portas da casa do luto, eu voltaria uma vez e outra e pediria para ser admitido, para poder partilhar aquilo que tinha o direito de partilhar. Se ele me achasse indigno, incapaz de chorar com ele, senti-lo-ia como a mais pungente humilhação, como o mais terrível modo de a desgraça me ser infligida. Mas isso nunca aconteceria. Eu tenho o direito de partilhar a Dor, e aquele que é capaz de olhar para os encantos do mundo, e partilhar a sua dor, e compreender um pouco a maravilha de ambos, está em contacto directo com as coisas divinas, e chegou tão perto do segredo de Deus quanto alguém pode estar."

DE: Oscar Wilde, in De Profundis


"Pouco a pouco, porém, descobrimos que não voltaremos a escutar o riso claro daquele, que nos está vedado para sempre tal jardim. É então que principia o nosso verdadeiro luto, um luto que não é dilacerante, mas antes um pouco amargo. Porque nada, jamais, substituirá o companheiro perdido. Velhos camaradas não se criam. Não há nada que valha o tesouro de tanta recordação comum, de tantas horas más vividas juntamente, de tantas zangas e reconciliações, de tantos movimentos de coração. Estas amizades não se refazem. Ao plantar-se um carvalho, é vão ter a esperança de se poder gozar brevemente da sua sombra."

DE: Saint-Exupéry, in Terra dos Homens


"Alguns pensam que para se ser amigo basta querê-lo, como se para se estar são bastasse desejar a saúde…"

DE: Aristóteles

1 comentário:

  1. Não sabia que eras assim tao profundo!
    Está muito fixe o texto(mesmo)e eu nunca te abandonarei porque sou tua amiga para sempre.
    Mais uma vez, esta mesmo muito, muito, muito fixe.
    Tens talento para escrever... quando queres... :D ... <3

    ResponderEliminar